
Olá para todas as mamães, futuras e/ou atuais. Como passaram de natal? Depois de muita comilança nada melhor do que escovar os dentinhos, né? Achei esta matéria bem interessante e resolvi reproduzir aqui no blog. Espero que você gostem.
ABC da higiene bucal infantil
A Johnson & Johnson do Brasil reúne as principais dicas para ajudar os pais na prevenção da saúde bucal infantil.
Papais e mamães devem estimular os filhos a cuidar da higiene da boca desde cedo. Segundo o dentista José Eduardo Pelino, gerente de assuntos profissionais e científicos da Johnson & Johnson no Brasil, a escovação é um dos principais fatores para evitar o desenvolvimento da cárie, doenças nas gengivas, perda óssea e até infecções. “Os pais devem ter consciência da importância da higienização oral correta desde a dentição de leite, pois isso contribui para que os dentes permanentes sejam mais saudáveis”, explica.
Segundo ele, a escovação no período da noite é muito importante e requer uma atenção especial. “Durante o sono há uma diminuição do fluxo salivar, aonde o número de bactérias que causam as cáries pode aumentar drasticamente. Devemos lembrar sempre que o sucesso de um bom hábito de escovação se baseia em educação, orientação e motivação”, ressalta.
Mas estimular os pequenos a fazerem a higiene bucal corretamente não é uma tarefa fácil para os pais. A dica é tornar esse momento divertido e prazeroso, utilizando produtos indicados para crianças. “Os produtos conhecidos como evidenciadores de placa, como o novo Listerine Agente Cool Blue, lançado recentemente pela marca Listerine da Johnson & Johnson, ajudam a identificar a placa bacteriana (ou biofilme) que nada mais é do que o acúmulo de bactérias da boca sobre a superfície dos dentes, e mostram às crianças onde devem caprichar mais durante a escovação”, explica o dentista.
As dez dicas para ajudar os pequenos a manterem a boca limpa e saudável: . A criança deve escovar os dentes três vezes ao dia: de manhã, após o almoço e jantar, e evitar o consumo de alimentos entre as refeições;
A partir dos seis anos de idade, a criança começa a desenvolver coordenação motora para usar o fio dental e após essa idade, já é capaz de iniciar a escovação sozinha, cabendo aos pais a finalização do processo e orientação quanto à forma adequada de realizá-la | .Aos oito anos, a criança já pode fazer toda higiene oral sozinha. Nessa fase, a supervisão e continuidade na orientação pelos pais são recomendadas; A criança deve entender a importância da remoção da placa dental: uma boca limpa contribui para a saúde de todo o corpo | . Após a escovação noturna é importante que a criança não ingira mais nenhum tipo de alimento (inclusive leite), prevenindo assim o aparecimento de cáries | . Os pais devem levar os filhos ao dentista a cada seis meses | . Evite dar balas, chicletes e salgadinhos para o seu filho. Isso aumentará a chance do aparecimento da cárie | . Motive a criança, fazendo com que ela participe da escolha dos produtos que vai usar para a higiene oral |. O uso de produtos que destacam onde está a placa bacteriana ajuda a motivar a criança e a criar o hábito da escovação, além de promover a interação entre pais e filhos |. Faça da escovação um momento de alegria junto com seus filhos e seja também um bom exemplo para eles.