Lilypie First Birthday tickers

Mensagem da mamãe

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Você sabe escovar os dentes do pequeno(a)?


Olá para todas as mamães, futuras e/ou atuais. Como passaram de natal? Depois de muita comilança nada melhor do que escovar os dentinhos, né? Achei esta matéria bem interessante e resolvi reproduzir aqui no blog. Espero que você gostem.


ABC da higiene bucal infantil
A Johnson & Johnson do Brasil reúne as principais dicas para ajudar os pais na prevenção da saúde bucal infantil.

Papais e mamães devem estimular os filhos a cuidar da higiene da boca desde cedo. Segundo o dentista José Eduardo Pelino, gerente de assuntos profissionais e científicos da Johnson & Johnson no Brasil, a escovação é um dos principais fatores para evitar o desenvolvimento da cárie, doenças nas gengivas, perda óssea e até infecções. “Os pais devem ter consciência da importância da higienização oral correta desde a dentição de leite, pois isso contribui para que os dentes permanentes sejam mais saudáveis”, explica.

Segundo ele, a escovação no período da noite é muito importante e requer uma atenção especial. “Durante o sono há uma diminuição do fluxo salivar, aonde o número de bactérias que causam as cáries pode aumentar drasticamente. Devemos lembrar sempre que o sucesso de um bom hábito de escovação se baseia em educação, orientação e motivação”, ressalta.

Mas estimular os pequenos a fazerem a higiene bucal corretamente não é uma tarefa fácil para os pais. A dica é tornar esse momento divertido e prazeroso, utilizando produtos indicados para crianças. “Os produtos conhecidos como evidenciadores de placa, como o novo Listerine Agente Cool Blue, lançado recentemente pela marca Listerine da Johnson & Johnson, ajudam a identificar a placa bacteriana (ou biofilme) que nada mais é do que o acúmulo de bactérias da boca sobre a superfície dos dentes, e mostram às crianças onde devem caprichar mais durante a escovação”, explica o dentista.

As dez dicas para ajudar os pequenos a manterem a boca limpa e saudável: . A criança deve escovar os dentes três vezes ao dia: de manhã, após o almoço e jantar, e evitar o consumo de alimentos entre as refeições;

A partir dos seis anos de idade, a criança começa a desenvolver coordenação motora para usar o fio dental e após essa idade, já é capaz de iniciar a escovação sozinha, cabendo aos pais a finalização do processo e orientação quanto à forma adequada de realizá-la | .Aos oito anos, a criança já pode fazer toda higiene oral sozinha. Nessa fase, a supervisão e continuidade na orientação pelos pais são recomendadas; A criança deve entender a importância da remoção da placa dental: uma boca limpa contribui para a saúde de todo o corpo | . Após a escovação noturna é importante que a criança não ingira mais nenhum tipo de alimento (inclusive leite), prevenindo assim o aparecimento de cáries | . Os pais devem levar os filhos ao dentista a cada seis meses | . Evite dar balas, chicletes e salgadinhos para o seu filho. Isso aumentará a chance do aparecimento da cárie | . Motive a criança, fazendo com que ela participe da escolha dos produtos que vai usar para a higiene oral |. O uso de produtos que destacam onde está a placa bacteriana ajuda a motivar a criança e a criar o hábito da escovação, além de promover a interação entre pais e filhos |. Faça da escovação um momento de alegria junto com seus filhos e seja também um bom exemplo para eles.

4 comentários:

  1. Oi Linda! Adorei a informação, esse post foi muito útil!

    Feliz 2011, vim te desejar muito amor, paz, saúde, alegrias, sorte, muitas bençãos... além de te desejar tudo isso, quero também agradecer por tornas-te a minha vida mais bela, com o calor da tua amizade!

    Feliz ano novo...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este artigo!Apesar de ainda não ser mãe,tenho percebido que a maioria das mães não acompanha a higiene bucal dos filhos.Simplesmente mandam eles irem para o banheiro escovar os dentes.Uma vez li que o ideal é os pais acompanharem a escovação de dentes dos filhos até os 11 anos.A saúde bucal da mãe tem grande reflexo na saúde bucal do bebê,pois o que ela come durante a gravidez e a amamentação influencia na dentição da criança.
    Quero deixar um link para ajudar as mães a cuidarem melhor dos dentinhos dos pequenos.

    http://bit.ly/94I0Zj

    ResponderExcluir
  3. Li uma matéria sobre isso no site da CRESCER há uma semana que eu adorei...

    ResponderExcluir
  4. Oi Luma,
    essa matéria está ecelente.
    Vim aqui saber de vocês. Parou com o blog?
    Sentimos falta.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não vai sair sem dar pitaco, né?