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quarta-feira, 7 de abril de 2010

Exercícios: o que pode e não pode durante a gravidez



Existem vários tipos de exercícios que você pode fazer durante a gravidez. Mas atenção! Não vá fazer nada pesado e estafante. É comum em muitas mulheres, uma certa preocupação e impaciência (vontade de)em manter o corpo em forma enaquanto se está grávida. Apesar de ser comum, a mulher tem que se conscientizar de que a gravidez e o pós-parto são apenas um período. Aqui vão algumas dicas de exercícios e atividades que podem ser praticados durante a gestação.

IOGA
Talvez seja a melhor prática física para qualquer pessoa, em qualquer idade. Não tem nenhuma contra-indicação e só faz bem a saúde. Altamente aconselhável para gestantes pois trabalha intensamente a respiração, o alongamento muscular e o relaxamento, propiciando, inclusive, uma melhor oxigenação para o bebê. Tudo de uma forma suave e sem agressões ao corpo. Existe ioga voltada para a gestante, com alguns exercícios específicos para o parto, para prevenção de dores lombares...é muito bom.

Caminhada
Excelente preparatório para o parto. Sua prática frequente melhora a capacidade cardio-respiratória, e ajuda muito no encaixe do bebê dentro de sua bacia. As caminhadas consituem uma ótima opção para quem não tem tempo ou disponibilidade para fazer outro tipo de atividade física, elas devem ser feitas no ritmo e na velocidade que for confortável para você, nem muito rápido, nem muito devagar. O ideal é caminhar entre meia hora e cinquenta minutos, no mínimo três vezes por semana, em dias alternados. Mas isto quem estabelece é você, conforme sua conveniência e disposição.

Hidroginástica
Também muito aconselhável e gostoso de fazer, desde que sejam exercícios leves e adequados ao seu ritmo. Melhor ainda se for voltada para gestantes. Ai então é o maior barato, aquele bando de barrigudas entrando na água e "trocando figurinhas". Grupos de grávidas são sempre uma boa, pois você tem a oportunidade de trocar informações e além disso, testemunhar a vivência de outras mulheres durante a gravidez traz mais segurança. De modo geral, exercitar-se na água já é uma boa prática pois é suave, neutraliza os impactos e a força da gravidade, e ainda mantém o tônus muscular. Para grávidas, além de gostoso é mais um fator de afinidade com o bebê que também está na água, dentro de sua barriga, aproveite este momento e curtam juntos.

O que não fazer
Evite exercícios abdominais. Na gestação e no parto, os músculos abdominais precisam de sua capacidade natural de relaxamento, que pode ser alterada pela prática de exercícios dificultando o parto. Não levante coisas pesadas, se você pratica musculação, procure fazer outro tipo de atividade neste período. Não fique muito tempo de pé e, quando começar a sentir cansaço nas pernas não abuse: sente logo. A circulação de retorno já é sobrecarregada na gravidez, portanto ficar em pé prejudica mais ainda.

Um comentário:

  1. não concordo com não fazer abdominais ate ajudam na expulsão do bebe

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Não vai sair sem dar pitaco, né?