Lilypie First Birthday tickers

Mensagem da mamãe

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Hidroterapia: uma alternativa saudável às gestantes



Maternidade, é difícil imaginar uma mulher que não tenha dúvidas com relação a esta fase da vida.O cuidado com o corpo é outro fator decisivo na hora das inseguranças, o que posso ou não fazer? O que é melhor para minha gestação?

Sabe-se que exercícios praticados por gestantes na água ajudam no sentido de aliviar alguns sintomas da gravidez, além de manter mamãe e bebê ainda mais conectados e auxiliar no parto, o mais popular deles é a hidroginástica. Recentemente surgiram diversos estudos sobre hidroterapia voltada para gestantes e muitas academias aderiram aos grupos. Pensando nisso entrevistamos a Dra. Juliana Monteiro Candeloro (Fisioterapeuta Especializada em Hidroterapia,Mestre e Professora Auxiliar em Hidroterapia da USP)para esclarecer o que afinal é hidroterapia e quais os benefícios para as futuras mamães.


Vez e Voz- O que é hidroterapia?

É a fisioterapia que utiliza dos princípios físicos da água aquecida em conjunto com a fisiologia dos exercícios.


Vez e Voz- Qual a diferença entre hidroterapia e hidroginástica?

A hidroterapia é uma técnica da fisioterapia, indicado para pessoas com patologias (Parkinson, derrame...), na recuperação de pós -cirúrgico (joelho, tornozelo, coluna) e também para alguns tratamentos preventivos como idosos e gestantes. Já a hidroginástica é destinada ao publico que gosta de se exercitar na água para queima de gordura, fortalecimento muscular e treino cardiorespiratório.

Vez e Voz- Qual é mais indicado para gestantes?
O mais indicado para gestante é um grupo homogêneo de gestantes, e por questão de terminologia, por exemplo, eu sendo fisioterapeuta não posso dar hidroginástica e nem um professor de educação física usar o termo hidroterapia.

Vez e Voz- Quais os benefícios da hidroterapia para gestantes?
São muitos: ajuda a drenar o edema natural da gestante; permite a realização de exercícios de fortalecimento muscular de grandes grupos musculares ao mesmo tempo; treino de equilíbrio sem risco de quedas; treinamento cardiovascular sem sobrecarga cardiovascular e das articulações; alívio de dores pela água aquecida; alívio das articulações sobrecarregadas pelo aumento de peso; oxigenação muscular global que ajuda a aliviar o cansaço diário; entre outros.

Vez e Voz- Tem alguma contra-indicação?
A contra indicação é médica, já que este grupo de pessoas tem uma infinidade de individualidades, as vezes mesmo que a literatura diga que quem já teve um aborto não pode fazer exercício, se a gestante tiver bem e seu médico indicar não haverá problemas.

Vez e Voz- A partir de quantos meses a gestante pode começar?
3 meses, pois é a fase em que o feto já esta firme no útero.

Vez e Voz- A sra escreveu um Manual de hidroterapia para gestantes, o que as futuras mamães podem encontrar nele?
É um material onde falamos os benefícios da hidroterapia para a gestante e também para o bebe, tem exercícios para fazer em casa, com desenhos bem ilustrativos e o trabalho da hidroterapia no pós parto também.

Vez e Voz- Existe diferença nos exercícios de acordo com o mês de gestação ou são exercícios padrão?
No ultimo trimestre alguns exercícios são realizados em menor amplitude de movimento, pois a barriga já estará maior e pode ser incomodo para a gestante realizar este exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não vai sair sem dar pitaco, né?