Lilypie First Birthday tickers

Mensagem da mamãe

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Estimulado os sentidos do bebê


Amamentação
A amamentação é uma das vivências mais fortes e ricas dessa relação, porque envolve quase todos os sentidos, como o paladar, o olhar, o toque, o olfato e até mesmo a audição. É um momento de grande intimidade e valor que, sempre que possível, a mãe deve usufruir.

De acordo com o pediatra Baumgartner e a fonoaudiólogo Delgado, além dos benefícios nutricionais, a amamentação proporciona ao bebê o desenvolvimento psicomotor e social, e fortalece o vínculo mamãe-bebê. O leite materno também protege o bebê de doenças, devido à presença de anticorpos.

Olhar
O olhar da mãe é o primeiro espelho da nossa vida. É pelo olhar da mãe que o bebê conhecerá o mundo, porque, no início da vida, a mãe representa o mundo todo para seu filho. Com isso, a mãe deve buscar olhar para o bebê nos olhos, transmitindo sentimentos de algria e amor, porque por meio destes sentimentos o bebê se sentirá aceito e amado, iniciando com seu próprio corpo e imagem uma relação de auto-estima indispensável para uma vida furuta feliz.

O olhar é uma das formas importantes de comunicação que os pais tem com seu bebê. No banho, na amamentação, na troca de fralda ou apenas em moentos de carinho entre eles, o olhar está presente e deve ser usado com intenção de transmitir bons sentimentos.

De acordo com pesquisas realizadas por Montagner, da Universidade de Bordeaux, o olhar nos olhos do bebê desenvolve sua capacidade de fixar o olhar e compreender as emoções, e desenvolve sua inteligência e capacidade de atenção. O psicanalista Winnicott também afirma que o olhar da mãe é o primeiro espelho do bebê, a maneira como a mãe olha para seu filho ajuda a formar a auto-imagem que o bebê terá de si mesmo durante sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não vai sair sem dar pitaco, né?