Lilypie First Birthday tickers

Mensagem da mamãe

Obrigado por nos visitar e volte sempre!!!

domingo, 13 de junho de 2010

Ver, ouvir e tocar: como estimular os sentidos do seu bebê?


Todos os sentidos do bebê são estimulados ao entrar neste mundo. Desde o nascimento, o bebê se impressiona com as coisas que ele vê, sente ou ouve. Se você estimular os seus sentidos, o ajudará a aprender sobre o mundo ao seu redor e assi fará com que ele se sinta mais confortável.

A visão
A visão de um recém-nascido é o seu sentido menos desenvolvido: um bebê recém-nascido só consegue exergar com foco coisas que estejam até 25-26 centímetros de distância. Tudo ainda é um pouco difuso para ele já que a nitidez da sua visão representa apenas 4% da de um adulto. Objetos simples com contrastes fortes atraem melhor a atenção dos bebês.

Dica:
Decore seu quarto com figuras geométricas simples e cores contrastantes(preto, branco e vermelho). Além disso, os bebês são especialmente atraídos pelas coisas com movimento. Assim, quando você lhe mostrar um brinquedo, balace devagar de um lado para outro. Mudar os enfeites do móbile com frequência também é uma boa idéia. O bebê perceberá a mudança rapidamente, já que os novos enfeits não se ajustarão à imagem que ele tinha na sua memória.

A audição
Ao contrário da visão, a audição do seu bebê se desenvolve completamente antes do nascimento. Durante o trimestre finalda gestação, sua capacidade de audição melhora e ele passa a ouvir os sons. Ele ouve, especialmente a voz da mamãe, que fará com que ele se sinta muito mais seguro no mundo exterior, já que lhe será familiar.

Dica:Uma forma de estimular a audição é sacudir um chocalho nas suas costas de um lado para outro- isso irá incentivar o bebê a girar a cabeça para o lado que estiver produzindo o som.Tente também chamá-lo à distância, modificandoa intensidade da voz. E lembre-se: seu bebê tem um registro dos sons que escutou com frequência no útero. Assim, uma música que você estiver escutado durante a gravidez pode acalmá-lo num momento de angústia.

O tato
A pele é o órgãomais extenso que posuimos,cada centímetro quadrado do recém-nascido contém aproximadamente 6 milhões de células. No útero, os bebês aprendem muito pouco sobre os sentido do tato, contudo, a partir do moento que eles nascem, conhecem a sensação de movimento, de carícia e do abraço, sendo esta a fora com que entram no universo do tato.

Dica: O tato pode ser estimulado através das massagens que diminuem o estresse hormonal, aumentm as respostas imunes e melhoram a respiração, a digestão e o metabolismo. Uma massagem pode ajudar o bebê inquieto a dormir, além de ajudar até mesmo a aliviar uma cólica. É importante escolher a hora apropriada para fazer a massagem: escolha os momentos em que estiver tranquilo e nãoquando estiver acabado de mamar. Além disso, o lugar onde a massagem for feita deverá estar aquecido e sem correntes de ar.

Dê ao seu bebê muitos objetos interessantes para que ele explore as diferentes texturas e os diferentes tamanhos. Não se preocupe, é natural que o bebê leve tudo à boca. E´sua forma de explorar o mundo. Se o objeto estiver limpo, for suficientemente grande para que não possa ser engolido e não tiver pontas afiadas, deixe que ele brinque a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não vai sair sem dar pitaco, né?